Os investimentos e a nova divisão interna da Volkswagen

#Volkswagen #Investimentos #Indústria #Automotores

O Grupo Volkswagen promete investir mais de €7 bilhões no desenvolvimento de softwares e tecnologias embarcadas em seus veículos nos próximos anos. Com a nova divisão interna do grupo, chamada Car.Software, a montadora quer elevar a participação ativa das tecnologias desenvolvidas, preservando seu domínio por elas. “Até 2025, queremos aumentar para 60% a parcela de softwares com desenvolvimento próprio. Atualmente essa proporção é inferior a 10%”, afirma o CEO da Car.Software, Christian Senger. 

O grupo visa manter esse controle de toda a arquitetura do veículo – sobretudo os eletrônicos – para preservar as informações que serão compartilhadas quando o desenvolvimento de seus produtos tiverem a participação de outras empresas. Para o CEO, essa seria o único jeito de garantir a competitividade em longo prazo. Também acredita que esse esforço vale a pena por causa do grande volume de vendas de todo o grupo (11 milhões de unidades em 2019). A produção em grande escala permitirá amortizar os custos de desenvolvimento. 

Christian também menciona que um dos grandes diferenciais da marca é saber lidar com toda a complexidade do automóvel, desde sua fabricação até o desenvolvimento dos softwares necessários. Um de seus objetivos, é criar um sistema operacional padronizado para as marcas do grupo. A nova eletrônica permitirá atualizações e serviços de software na nuvem para que os motoristas possam baixar novos produtos e atualizações digitais a qualquer momento. 

Setor de máquinas agrícolas cresce em meio às paralisações

#MáquinasAgrícolas #Paralisação #COVID19

A indústria automotiva continua sofrendo os impactos da pandemia, que se iniciou na China, em janeiro. O país asiático é o maior mercado de veículos do globo e também um importante fornecedor de autopeças, o que ocasionou em uma ruptura considerável na importação de peças de outros países. Devido às medidas de presenças tomadas pelo país asiático, a produção chinesa pôde ser retomada em março, enquanto começavam as paralisações na Europa e Américas. 

Contudo, no Brasil, a venda de máquinas agrícolas e rodoviárias conseguiu registrar um crescimento dentro desses cinco meses de instabilidade, ao contrário do que verificou-se com os demais segmentos da indústria. “Embora não seja um crescimento tão claro porque se trata do repasse das fábricas para as concessionárias e não para o consumidor final, também é verdade que este é o maior acumulado para o período desde 2017”, afirma o vice-presidente da Anfavea, Alfredo Miguel Neto.

O setor é movido pela produção de grãos e consumo de carne bovina, suína e aves. A CONAB destaca que, apesar do impacto causado por problemas climáticos na região Sul, a produção de soja e milho devem apresentar record de produção. “Esperamos agora pelo anúncio do Plano Safra, que deve ocorrer no dia 15 deste mês”, recorda Miguel Neto.

Ele também ressalta que o crescimento nas vendas do setor até o fim do ano dependerá de um Plano Safra com juros alinhados à taxa Selic e do total de crédito suficiente por um ano inteiro para Pronaf, Pronamp e Moderfrota, além da ativação rápida das linhas de crédito.

Home Office e digitalização são as novas apostas para o setor automotivo.

#Digitalização #HomeOffice #COVID19

Uma série de empresas do ramo automotivo aderiram a transformação no modo de trabalhar e produzir, o chamado Home Office. A flexibilização da jornada e o exercício remoto vieram para permanecer pós covid19, pelo menos em partes. Segundo uma pesquisa realizada pela revista Automotive Business, em parceria com a Roland Berger, mais da metade dos entrevistados (51,3%) disseram que trabalhar de casa tem se traduzido em melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Parcela de 42,2% notaram aumento da produtividade trabalhando de casa e 51,3% afirmaram que a adoção de políticas de trabalho remoto será o principal legado da crise atual.

Entretanto, 53,7% dos respondentes do Termômetro do Setor Automotivo disseram que as empresas em que trabalham não tinham nenhuma política de home office até então. Portanto, a partir dessa análise vê-se que é necessário que as empresa pensem em meios de ensinar e orientar seus trabalhadores para lidarem com as inovações tecnológicas que estão sendo essenciais nesse momento. 

O modelo de trabalho remoto chegou ao Brasil recentemente, na bagagem das empresas multinacionais e embalado como benefício no pacote de horários flexíveis. Estima-se que a solução esteja presente na vida de 31,2% das empresas brasileiras, contudo, como esse dado foi concluído antes da crise de CoronaVírus, espera-se que esse número seja ainda maior. Visto que, muitas companhias aderiram ao modelo de trabalho como alternativa para não pararem.

Flexibilidade, ausência de engarrafamentos, ônibus lotados e entre outras vantagens fazem do escritório em casa uma ótima opção para os novos tempos. Depois da ascensão da internet podemos dizer que o mundo mudou e para as instituições continuarem exercendo suas atividades, terão que se adaptar aos novos tempos. 

Intel compra Moovit por R$900 milhões.

#Intel #Moovit #Automação

A Intel anunciou a compra da Moovit, empresa líder em soluções de Mobilidade como Serviço (MaaS). A organização ficou conhecida em 2012 quando criou o aplicativo Moovit gratuito para Android e iOS. O aplicativo reúne informações oficiais das autoridades e operadores de transporte público junto aos dados da comunidade Moovit para oferecer a melhor rota em tempo real para o usuário. Segundo a empresa de tecnologia Intel, o objetivo da compra é a complementariedade de dois negócios: a Moovit e a Mobileye – a segunda, é uma empresa pertencente à Inter especializada em sistemas de sensores e câmeras que permitem aos veículos enxergar e traçar cenários. 

A Intel já era uma das principais financiadoras da Moovit, que cresceu em um núcleo de startups voltadas à mobilidade urbana, e ambas trabalhavam juntas desde 2018, entretanto, agora, com os algoritmos da startup usados na análise de tráfego, o ADAS da Mobileye ficará mais preciso, permitindo a redução do trânsito” – segundo o CEO da Intel Bob Swan. “A tecnologia da Mobileye já contribui para melhorar a segurança de milhões de carros nas estradas e a Moovit acelera a habilidade de revolucionar o transporte ao reduzir congestionamentos e salvar vidas” – afirma Swan sobre a congregação das empresas.

Em comunicado, a companhia aponta que, com a compra, poderá oferecer soluções completas de mobilidade para veículos autoguiados. A organização estima que este mercado chegará a R$160 bilhões em 2030

Mesmo com o cenário econômico não sendo tão vantajoso para os negócios, a companhia afirma que sua estratégia está sendo investir e expandir seus negócios enquanto concorrentes recuam, permitindo-lhe assumir a dianteira quando a pandemia passar. 

A retomada da Mercedes-Benz.

#COVID-19 #Indústria #Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz afirmou que pretende retornar às suas atividades a partir da primeira semana de maio. A Organização mantém suas operações estagnadas desde o dia 23 de março. “A estratégia é tema de reunião diária da companhia” afirmou Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz Brasil e da Daimler América Latina.

“O cenário ainda é volátil e só vamos voltar a produzir de fato se for seguro para os nossos funcionários, mas entendemos que até esta data o cenário será favorável”, diz o executivo. A retomada vai acontecer de forma gradual, “Estamos neste momento negociando isso com o sindicato.” 

Schiemer aponta que cortes no quadro de funcionários não está entre as possibilidades mais próximas. 

Apesar da enorme preocupação com a falta de liquidez e com o caixa da organização, o presidente afirma que os negócios continuarão para alguns segmentos de veículos, já que a demanda por transporte permanece em certa proporção. “Temos visto movimentação no setor agro e entendo que alguns segmentos que já têm frota mais velha vão continuar renovando”, projeta

Com a crise, as vendas caíram cerca de 50%. Esse cenário vai ser mostrado nos emplacamentos daqui pra frente. O presidente ainda afirma que é cedo para se falar em investimentos, e que a prioridade no momento, e analisar o melhor cenário e manter a organização com seus recursos e funcionalidades. 

Montadoras e empresas automobilísticas juntam esforços no combate ao COVID19

#COVID-19 #Indústria #Montadoras

No combate à disseminação do novo coranavírus no Brasil, algumas empresas do setor automotivo decidiram usar de seus esforços para produzir e oferecer itens e serviços à favor da população neste momento. As ações se destacam por preservar o aspecto humano das organizações em tempos tão incertos. 

Acima da mobilização interna das organizações, algumas empresas evidenciam que é necessário somar ações no combate à doença, principalmente com aqueles que são responsáveis pelos serviços essenciais no Brasil, como é o caso da ANFIR, que se uniu à TruckPad para viabilizar a doação de 1 mil refeições a caminhoneiros em todo o País. Menciona-se também, a BR DISTRIBUIDORA, empresa do ramo de distribuição de combustíveis, que anunciou a doação de mais de 20 mil litros de etanol às universidades para a produção de álcool 70%. A Continental Pneus, está oferecendo higienização gratuita do sistema de ar dos veículos de profissionais da saúde em 53 postos, até 15 de maio. Assim como a Volkswagen, que, está oferecendo serviços de reparo para veículos das secretarias de saúde do estado de São Paulo e Paraná, além de, doar cerca de 2 mil máscaras para as cidades de São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, no estado de São Paulo, e em São José dos Pinhais, no Paraná. Juntamente com a VW, a fabricante de autopeças AETHRA, o grupo FCA, a montadora FORD, General Motors, Mercedes Benz, MOURA, PSA e entre outras marcas, estão juntando seus esforços para produção e doação de máscaras para entidades e secretarias de saúde, visando o combate do vírus.

A HONDA, por sua vez, assinou um termo de cooperação técnica com o governo do Amazonas e com a Universidade do Estado para participar do desenvolvimento de um protótipo de respirador artificial. Também irá apoiar a iniciativa conjunta de manutenção de respiradores que estão fora de operação no Amazonas para serem utilizados por pacientes acometidos pela Covid-19. A Mercedes-Benz também se comprometeu a produzir respiradores mecânicos para serem doados a hospitais, porém, no estado de São Paulo.

O Instituto General Motors doará 5,5 mil cestas básicas de alimentos, produtos de higiene e limpeza para as famílias necessitadas que moram em cidades onde a GM possui operações. Também doará 3 mil óculos de segurança para equipes de saúde e emprestará 105 carros para serviços de saúde das prefeituras. 

Com o empenho e mobilização da população, junto às medidas de prevenção recomendadas pela OMS, logo controlaremos o contágio do vírus e em breve, retornaremos às nossas atividades normais. 

Dados: Revista Automotive Business.

COVID-19 e os impactos nas montadoras Brasileiras.

#COVID-19 #Indústria #Montadoras

Montadoras de veículos se pronunciaram referente à situação do avanço do COVID-19, que até segunda feira,16, registrava mais de 230 casos confirmados no Brasil. Muitas fabricas, como General Motors, FCA Fiat Chrysler, Renault e Mercedes-Benz; já adotaram o sistema de Home Office para as áreas administrativas das quais é possível esse trabalho. A produção segue dentro da normalidade, porém, com algumas medidas de prevenção a fim de conter a pandemia e preservar a saúde dos funcionários e de seus familiares. 

Para as empresas que decidiram por continuar o trabalho nos escritórios, recomenda-se aos funcionários, que evitem reuniões em grupos e utilizem – e intensifiquem – os meios digitais para a comunicação, tais como video conferência, email, plataformas de mensagens instantâneas e ligações telefônicas. As montadoras também estão reforçando os serviços de higienização dos locais laborais, além de informar aos seus funcionários sobre as medidas de cunho particular, como evitar contato físico e manter distância mínima de um metro, além de higienizar as mão várias vezes ao dia e usar álcool em gel frequentemente. 

As viagens internacionais já foram suspendidas por muitas empresas, como a Toyota, que cancelou todas as viagens para a China, Taiwan, Coreia do Sul, Itália, Irã, França, Alemanha, Espanha, Japão e Estados Unidos. 

A Volvo informou a seus funcionários que antecipará a vacina interna contra a gripe, a fim de facilitar o diagnóstico em caso de outras viroses e doenças. 

As demais empresas de origem sul-coreana, confirmam que não há risco de falta de peças importadas neste momento.

As recomendações segundo a OMS são: lavar as mãos com sabonete e água e usar álcool em gel sempre que possível, cobrir o nariz e a boca sempre que espirrar ou tossir, evitar aglomerações (locais com mais de 50 pessoas), manter os ambientes bem ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoais, se hidratar bebendo água e manter uma alimentação saudável. 

A grande aposta dos próximos anos para o mercado automobilístico.

#ProjetodePeças #Indústria #PeçasMetálicas

A montadora Tesla atingiu nesta terça-feria (10) o marco de 1 milhão de carros elétricos produzidos desde sua fundação. A Tesla é uma empresa privada de capital aberto que foi fundada em 2003, pelos engenheiros Martin Eberhard e Marc Tarpenning em San Carlos, Califórnia. Agora, com valor acima dos 100 milhões de dólares, supera a americana Ford. 

A Tesla se diferencia das demais montadoras por ser totalmente focada na produção e desenvolvimento de carros totalmente elétricos. Algumas outras marcas automotivas tradicionais também tem se mostrado preocupadas com o desenvolvimento de componentes para motores e transmissões para veículos elétricos e produtos à base de baterias, porém, a Tesla continua como pioneira no ramo. É importante ressaltar que, a empresa também foi afetada pela crise do Corona Vírus (Covid-19) e a queda no preço do petróleo nos últimos dias, refreando em 13% suas ações na segunda feira (09).

No final do ano passado, a Bayerische Motoren Werke AG (BMW) atingiu o número de 500 mil carros eletrificados vendidos. No Brasil, a empresa vendeu cerca de 300 veículos eletrificados entre 2014 e 2018 e, só no ano passado, a marca atingiu número análogo. 

Já a alemã Volkswagen, anunciou em novembro de 2019, que lançará cerca de 70 modelos de carros com motorização elétrica até 2028. 

O mercado nacional de veículos elétricos e híbridos deve crescer de 300% a 500% nos próximos cinco anos, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (Abve). A projeção mundial é ainda mais otimista. Segundo o relatório da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), 56 milhões de carros elétricos circularão até 2040. Hoje são 2 milhões de veículos desse tipo nas ruas de todo o mundo.

Economia para o mercado automotivo em 2020

#ProjetodePeças #Indústria #PeçasMetálicas

A recuperação da economia e, consequentemente, de emprego e renda, deve aumentar a confiança do consumidor para a compra de um carro ou uma moto. O mercado automotivo tem sinais otimistas no início do ano com a perspectiva de crescimento, com a taxa de juros mais baixa e maior disposição dos bancos na oferta de crédito. Uma pesquisa feita na Webmotors, indica que 88% dos usuários pretendem trocar de carro esse ano, e 93$% do público que ainda não possuiu veículo, almeja adquirir um em 2020. 

O primeiro bimestre deste ano apresentou retração em relação ao ano anterior, afirma a ANFAVEA (Associação Nacional dos. Fabricantes de Veículos Automotores), com somente 58 mil veículos vendidos no Brasil. Entretanto, segundo Luis Carlos Moraes, presidente da associação, todo primeiro bimestre do ano é marcado por um mercado fraco, devido ao feriado de carnaval, mercado interno lento e exportação em baixa, porém, no segundo bimestre, é esperado um aumento no emplacamento. 

Em conformidade com a ANFAVEA, a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (ABEIFA) espera um aumento de 22% nas vendas de 2020, mesmo com a alta do dólar. O setor aguarda decisões do governo sobre uma possível redução na taxa de importação, hoje em 35% – que é o limite máximo imposto pela OMC.

Marcos Silva, presidente da Nissan no Brasil, também acredita no crescimento do mercado automotivo em 2020. “Estamos muito confiantes para 2020, assim como pensando em 2021 e 2022. Vi uma retomada do crescimento do mercado, que havia caído abruptamente desde 2012, mas é claro que essa retomada será muito lenta, mas acreditamos em um crescimento de quase dois dígitos neste ano”, comentou.

Sobre o Corona Vírus

De acordo com relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o Covid-19 causará recessão econômica em alguns países, bem como a desaceleração do crescimento anual global abaixo de 2,5%. Entretanto, para Luiz Carlos Moraes “A epidemia pode impactar o fornecimento de auto-peças vindas da China e de países afetados, o que poderia abalar a cadeia das montadoras brasileiras, mas por enquanto a produção no Brasil se mantém inalterada”.

Potencializando o projeto de peças metálicas

#ProjetodePeças #Indústria #PeçasMetálicas

Hoje vamos conversar sobre quais softwares são essenciais na potencialização e otimização dos processos de desenvolvimento de peças metálicas para a indústria automobilística, de alimentos ou de componentes metálicos serializadas.

A equipe de engenharia responsável pela concepção, desenho, prototipação, teste e produção de novas peças metálicas possui um trabalho de alta complexidade intelectual e técnica pela frente. Sem os softwares corretos este caminho racional e lógico pode se tornar tortuoso, longo e de alto custo para o investidor ou sua indústria.

Nós vamos listar 4 softwares essenciais e iremos detalhar cada um deles em nossos artigos aqui no BLOG da Fupresa.

São eles:

  • –  Autocad (Projetos 2D e 3D)
  • –  Solidworks (2D e 3D – foco no setor automobilístico)
  • –  CNC (Sistema controlador de usinagem)
  • –  MAT LAB (cálculos de matrizes numéricas) Hoje vamos destacar o Autocad. Ele é o software mais tradicional da engenharia, sendo criado em 1982 e atualizado desde então. Hoje possui plataformas mobile e em nuvem, além da instalação direta no computador. O Autocad é um programa de desenho técnico avançada assistido. Ele possui inúmeras funções que auxiliam o engenheiro / projetista no planejamento e exceção de seu projeto, dentre elas: – desenho 2D ou 3D;
    – saída de impressão dos desenhos / esquemas;
    – saída de impressão 3D;
    – suporta plug-ins de renderização de imagem (3DMAX por exemplo); – possui ferramentas de planejamento de materiais e saída de folhas de especificações Além da sua grande flexibilidade, o programa conta com vantagens claras relativas à outros softwares, como capacidade de salvamento de arquivos em diversas mídias ou localmente no PC, visão 3D incorporada no desenho, organiza e suporte inúmeras revisão de projetos sem perda de histórico e sem retrabalho no desenho, tem alta velocidade de processamento de tarefas e alta precisão dimensional.

Bom você é engenheiro mecânico e ainda não explorou 100% este software? Mãos a obra, pois sua carreira vai agradecer.