A revolução da prototipagem digital e a impressão 3D nas Industrias de produção.

#indústria #microfusão #peçasmicrofundidas #microfusãodepeçasmetálicas #prototipagem #impressão3D

A Prototipagem Digital possibilita experimentarmos virtualmente um produto completo antes de torná-lo realidade. Por meio dela, os fabricantes podem criar e gerenciar projetos em um ambiente virtual, desde sua caracterização até sua fabricação (fase final). Com o protótipo digital pronto, os fabricantes podem examinar e simular o funcionamento real do projeto antes de produzi-lo fisicamente. Essa técnica de tornar modelos digitais em formas físicas permite um aumento na dificuldade e multiplicidade do que pode ser elaborado e na possibilidade de experimentação com exemplos possíveis que envolvem o projeto. 

No segundo passo temos a fabricação aditiva, que é o processo de criar objetos sólidos tridimensionais a partir dos modelos digitais. A impressão em 3D oferece aos desenvolvedores de produtos a habilidade de num simples processo imprimirem partes de alguns materiais com diferentes propriedades físicas e mecânicas. Estas tecnologias de prototipagem avançadas permitem imitar com precisão o aspecto e a função da atividade dos produtos. A tecnologia de impressão 3D compreende a fusão a laser, fundição a vácuo e moldagem por injeção, sendo a fusão a laser um processo que utiliza energia laser concentrada para fundir pós metálicos – juntamente com suas propriedades – em objetos 3D. 

O alto nível de detalhamento e precisão, possibilita maior qualidade e segurança na produção industrial. Soma-se também o baixo custo e eficiência no processo, além da economia de tempo em comparação à um processo tradicional, permitindo muitas vantagens para organizações que trabalham com produção industrial em série. 

As impressoras 3D podem ser adquiridas a partir de R$ 2.000,00, podendo chegar até R$ 40.000,00 para modelos mais avançados. Cabe a cada engenheiro / projetista avaliar a precisão necessária e material a ser usado para que o protótipo obtenha sua função teste de acordo com a necessidade da mecânica de sua aplicação.

Deixe sue comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *