FCA afirma investimento na casa dos bilhões de dólares no Brasil.

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No início do mês de novembro, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a PSA Peugeot Citroën anunciaram o fechamento de um acordo para a fusão das duas companhias. O novo gigante do setor automobilístico já nasce com valor de mercado estimado em US$ 50 bilhões (cerca de R$ 200 bilhões) e será a quarta maior montadora do planeta, com quase 9 milhões de carros vendidos – ficando atrás apenas da Volkswagen da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e da Toyota.

Em comunicado oficial, as empresas afirmaram que “o plano para combinar os negócios resulta de intensas discussões entre a alta gestão das duas companhias” e que “ambas compartilham da convicção de que há lógica convincente para esse movimento ousado e decisivo.” Segundo a nota, o objetivo é “unificar forças para criar um líder mundial em uma nova era de mobilidade.”Um dos responsáveis por comandar essa potência será o engenheiro Antonio Filosa, presidente da FCA da América Latina. Mesmo com a crise assustando o setor, a FCA vendeu 5 milhões de veículos no ano passado em todo o mundo, com faturamento de € 115 bilhões (mais de R$ 550 bilhões), alta de 4% em relação a 2017. A FCA é líder do mercado brasileiro e celebra alta de cerca de 15% nas vendas de janeiro a outubro deste ano em relação a 2018 (foram quase 410 mil carros emplacados).

Até 2024, vai ser investido em torno de R$ 16 bilhões em operações da FCA no Brasil. Na própria fábrica de Pernambuco, onde se produz o Fiat Toro e os dois Jeep (Renegade e Compass), serão aplicados R$ 7,5 bilhões para modernizar ainda mais a planta e produzir um novo modelo Jeep, que será um SUV premium. A unidade em Pernambuco é a mais moderna entre as mais de cem fábricas da FCA em todo o mundo, além de ter gerado cerca de 15 mil empregos na região.

Dentro desses quatro anos, a FCA vai lançar cerca de 25 produtos, entre reestilizações e modelos novos. No Brasil, os SUVs são bastante aceitos e preferíveis, logo, já em 2021, três novos produtos nesse segmento, dois com o logotipo da Fiat e um da Jeep serão lançados. Esses projetos já estão em fase de desenvolvimento. E há estudos para incrementação nos modelos, de novos conteúdos tecnológicos e de motorização, como turbo e eletrificação.

A FCA também menciona a conectividade em relação à mobilidade, dizendo que o automóvel passará por grandes transformações nos próximos anos. “Não existirá mais aquele objeto que servia apenas para levar as pessoas de um local ao outro. Os carros serão como módulos móveis, utilizados como veículos, claro, mas dentro dos quais você poderá realizar coisas impensáveis há alguns anos, como, por exemplo, comprar o ingresso do cinema, fazer a reserva do restaurante, efetuar pagamentos bancários. O seu carro fará tudo o que você hoje faz no smartphone. Além de ser um meio de transporte, o automóvel será uma fonte de serviços ao usuário” menciona Antonio Filosa. 

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