Aquecimento no mercado automotivo

#Automóveis #Mobilidade #Indústria #Automotores

A Fenabrave, associação que reúne as revendas franqueadas de veículos, afirmou na semana passada, que, este momento entre setembro e dezembro, o mercado está apresentando seu melhor desenvolvimento comparado com o restante do ano de 2020. O presidente da entidade, Alarico Assumpção Jr., avalia que o bom resultado está ligado diretamente ao aumento da confiança do consumidor aliado à maior oferta de crédito, que vem sustentando o crescimento mês a mês dos negócios.

Também registrou que, outubro foi o melhor mês do ano com leve alta de 3,25% sobre setembro, mas ainda em expressiva queda, de 14,9%, sobre o mesmo mês de 2019, quando foram licenciadas 241.142 unidades.

“O mercado vem gradativamente retomando bons patamares de venda. Ainda que com o mesmo número de dias úteis (21) de setembro, em outubro tivemos o maior volume de emplacamentos de 2020”, destacou o presidente da Fenabrave.

Ainda sim, há um cenário de compra bastante aberto, já que a limitação de produção, fato que as fábricas vêm enfrentando a falta de alguns insumos e componentes e não conseguem atender todos os pedidos, ocasiona um engarrafamento de solicitações, pois as locadoras de veículos relatam que têm 150 mil pedidos de carros não atendidos pelas montadoras até o momento.

Os mercados de automóveis e comerciais leves vêm apresentando resultados diferentes. Em outubro, as vendas de veículos de passeio (168,5 mil) cresceram 4,6% em relação a setembro e registraram queda de 17,6% em relação ao mesmo mês de 2019. Já nos emplacamentos de utilitários leves (36,8 mil no mês) os sinais de positivo e negativo se invertem: houve recuo de 2,4% sobre setembro e pequena alta de 0,4% ante outubro do ano passado.

Será então que estamos vendo um horizonte promissor para os fabricantes? Compartilhe em suas redes sociais.

Deixe sue comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *