“Produção de veículos começa o ano com crescimento de 4,2%

#Automóveis #Mobilidade #Indústria #Automotores

A ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores divulgou o relatório mensal referente ao primeiro mês do ano e os resultados revelam um crescimento de 4,2% na produção de veículos em relação a janeiro de 2020.

Segundo , Luiz Carlos Moraes, presidente da Associação, o segmento é um dos mais seguros do país, por vigorar apesar de tantas contrapartidas. “Somos exageradamente tributados, pouco incentivados e geramos retornos espetaculares ao país sob todos os ângulos de análise”, afirmou Luiz em coletiva de imprensa. Segundo ele, a pesada tributação acaba anulando as desonerações, afetando fortemente a competitividade da indústria.

Pouco a comemorar

Apesar de a produção ter crescido sobre janeiro de 2020 em 4,2%, com o número de 199,7 mil unidades, a porcentagem em relação a dezembro não é muito animadora: recuou 4,6%.

As exportações se comportaram da mesma forma: 25 mil unidades embarcadas, batendo um crescimento de 21,9% sobre o mesmo mês do ano anterior, porém ao comparado com dezembro de 2020, apresentaram queda de 34,8%.

Já o licenciamento de autoveículos totalizou 171,1mil unidades, um desempenho negativo de 11,5% em comparação com janeiro de 2020 e 29,8% em relação a dezembro.

O horizonte do setor é imprevisível, pois a intensificação da pandemia, a falta de insumos (principalmente semicondutores), e o baixo estoque de veículos nas fábricas vêm prejudicando e preocupando indústria e comércio.

Deixe sue comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *