Expansão dos carros elétricos no Brasil e no mundo

Os carros elétricos representam o futuro da mobilidade, trazendo um significativo salto em questões ambientais e de eficiência. No final de março deste ano, o Anuário Brasileiro de Mobilidade Elétrica fez sua primeira edição, trazendo o panorama dos veículos elétricos no Brasil e no mundo.

Panorama global

Em 2019 foram contabilizados 7,2 milhões de carros elétricos em circulação no mundo, sendo a China o país com a maior frota – 3,4 milhões de veículos – seguido por Europa, com 1,7 milhão e Estados Unidos, com 1,5 milhão. Porém, este número representa apenas 1% da frota global.

Crescimento no Brasil

Os primeiros automóveis de passeio com propulsão elétrica chegaram às estradas brasileiras em 2007, porém de forma tímida – segundo o Denatran, apenas 8 veículos foram licenciados naquele ano. A frota apenas apresentou um grande crescimento a partir de 2017, e no ano de 2019 chegou à marca de 22,9 mil veículos.
Ônibus elétricos
O mundo conta com apenas 513 mil ônibus elétricos – segundo dados de 2019. Isso se deve aos diversos obstáculos financeiros, tecnológicos e institucionais que os governos encontram frente à implantação da tecnologia nas cidades. No Brasil existem 247 ônibus em operação.

Impulso institucional

As metas de cada país para a redução de emissão de CO2 são o principal impulso para que a eletrificação ganhe corpo. No Brasil, a previsão é que até 2035 35% das emissões sejam cortadas, para então atingir a neutralidade de carbono em 2060.

Deixe sue comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *