Rod. Engº Ermenio de O. Penteado, Km 47,6 - Indaiatuba/ SP Brazil

Idioma

55 19 3885 9608

Conceitos sobre

Fundição e Microfusão

O que é a Fundição?
A fundição se trata da manipulação do metal fundido (aquecido até se tornar líquido) como meio de confeccionar peças metálicas para diversos mercados. Ela consiste, essencialmente, em preencher a cavidade de um molde com metal líquido (fundido).
Mesmo sendo uma das tecnologias mais primordiais da metalurgia, a fundição é considerada até hoje uma técnica muito versátil, por ser capaz de produzir peças metálicas de variados tamanhos e formatos com grande economia de recursos.

O que é Microfusão?

Entenda a diferença.

A fundição por microfusão ou cera perdida é um método antigo e específico, onde é possível obter peças fundidas com grande riqueza de detalhes e precisão, além de alcançar fino acabamento. Este processo pode produzir peças acabadas, sendo uma opção para eliminação de operações de retrabalho, solda e usinagem, presentes em processos como forja de metais.

Na microfusão, basicamente, são produzidos modelos em cera que são cobertos por uma camada cerâmica que dá origem ao molde cerâmico, capaz de suportar a pressão e temperatura do metal líquido. Após a solidificação da liga metálica, são aplicados choques mecânicos ao molde, onde a cerâmica se parte e é removida através de jatos de granalha de aço e ferramentas próprias.

Tipos de microfusão
Dentro do processo de microfusão existem diferentes formas de se realizar o vazamento do metal fundido, o que interfere diretamente em diversas características da peça final.

O método mais tradicional é o vazamento por gravidade, onde o metal é adicionado no topo do molde e preenche seu interior pela ação da gravidade. Um procedimento simples que funciona bem para peças de massa muito grande, sem paredes finas.

A Fupresa faz uso deste procedimento nos projetos mais pertinentes, entretanto, em 95% dos casos, é utilizado o CGP (vazamento por contra gravidade). Através desta tecnologia exclusiva da Fupresa, é possível obter:

  • Melhor aproveitamento do metal vazado
  • Economia Substancial de energia
  • Aumento do número de peças por molde
  • Peças com maior resistência e durabilidade
  • Liberdade total no projeto da peça
  • Economia final na aplicação das peças
  • Qualidade superior e maior precisão dimensional

Mercados atendidos pela Microfusão

Fazem parte do portfolio da Fupresa projetos de grande porte ou de alta complexidade - com geometria complexa, cavidades e/ou canais internos, por exemplo - que são atendidos com perfeição e alta precisão. Veja os benefícios para cada setor e aplicação:


Microfusão para montadoras

Auto peças de metal fundido para motores, transmissões e carrocerias destinados a motos, carros, caminhões e máquinas agrícolas.

O diferencial da microfusão e fundição para montadoras é a flexibilidade frente às adaptações de cada projeto e a qualidade perante as criteriosas exigências - tanto em relação ao produto final, quanto à documentação técnica requerida.

A Fupresa possui expertise neste setor, atendendo a indústria automobilística há mais de 30 anos, com clientes como Volkswagen, Fiat, Scania, Renault, entre outros.

Microfusão para máquinas industriais

Esteiras transportadoras, peças de fixação e componentes diversos feitos em metal fundido.

O maquinário industrial demanda mecanismos impecáveis e de alta resistência para suportar elevadas temperaturas, atrito de compressão e força, bem como desgaste. As peças fundidas são capazes de atingir a excelência em peso, forma, qualidade e economia.

Microfusão para setor alimentício

A indústria alimentícia requer peças com alto grau de qualidade superficial e ligas especiais, para a manipulação dos alimentos. A Fupresa produz, a partir da microfusão, componentes para, máquinas de processamento, equipamentos de envase entre outros, que atendem todas as especificações e normas com primor.

Microfusão para a área hospitalar

Camas hospitalares, mesas cirúrgicas e outros equipamentos, utilizam diversos componentes obtidos a partir do metal fundido, obtendo durabilidade, resistência e segurança essenciais para a saúde humana.

Microfusão para a construção civil

A Construção Civil é um dos mercados que mais utiliza materiais fundidos, por apresentarem características como anti corrosão, resistência mecânica, tração, compressão e demais atributos, indispensáveis em sua aplicação.

Microfusão para armas leves

As armas leves utilizam mecanismos extremamente precisos e que ficam alocados em espaços restritos dentro das cavidades dos armamentos. Esses mecanismos são compostos de diversas peças metálicas com geometrias específicas que são obtidas através processo de fundição de precisão.

Microfusão para Equipamentos de Segurança

Os ganchos, mosquetões, freios e demais itens metálicos utilizados nos kits de segurança para trabalho e/ou esportes em altura - como nas “linhas de vida” na construção civil, operações de resgate e atividades como alpinismo - possuem resistência e encaixes impecáveis pois são feitos a partir da microfusão.

Além de atender demandas específicas de cada mercado, a Fupresa atende projetos personalizados. Entre em contato e faça seu orçamento!